Chegou o Natal e esta é uma ótima oportunidade para fazermos trabalhos criativos em casa, com as crianças. Este ano nós participamos de uma feira de Natal beneficente organizada pela escola dos meus filhos, e entre outras coisas, vendemos marcadores de livros feitos em aquarela. Então aqui vou contar para vocês como podem fazer, passo-a-passo.
Materiais:
Folhas de papel para aquarela 300g A4 (usei o papel Canson Montval). Este papel não costuma ser dos mais caros e aguenta bem a quantidade de água que se coloca nele.
Dois pincéis para aquarela, um chato e outro redondo.
Aquarelas em tubo ou pastilhas. (usei um estojo da marca Winsor&Newton da Cotman que tenho em casa). Não precisa ser aquarela profissional nem nada caro demais!
Furador para papel, copos para água, máscara líquida (opcional).
Etapa1
O papel Canson Montval não é bem um A4, ele é um pouco maior, tem 24 x 30 cm. Antes de pintar faça as marcações à lápis. Em uma folha dá para fazer 10 marcadores de 16 cm x 4,5 cm.
Se quiser deixar estrelinhas brancas ou bolinhas brancas como estas da foto, deve fazê-las antes de começar a pintar com aquarela, usando a máscara líquida para aquarela. Use um pincel fininho e mergulhe na máscara líquida, pinte as formas que desejar. Espere alguns minutos até secar. A máscara líquida seca e fica grudada no papel. Você poderá pintar por cima com aquarela, e no final, quando a pintura estiver bem seca, retire a máscara esfregando o dedo delicadamente por cima. Aonde tinha máscara ficará branco.
Etapa 2
Tendo feito a reserva com máscara líquida ou não, é hora de pintar o seu papel com aquarela. Você pode, se quiser, prender as quatro pontas do papel na mesa com uma fita adesiva. Com o pincel chato, umedeça todo o papel com água limpa. O papel deve ficar úmido e brilhante, mas não encharcado com água. Em seguida, com o pincel redondo, pinte todo o papel com duas cores de aquarela, previamente escolhidas. (deixe as cores já preparadas ao seu lado). Nesta fase é importante pintar enquanto o papel está úmido e não seco. Aplique uma cor e depois aplique a outra, deixando que elas se misturem no papel.
Não tenha medo de errar, deixe fluir como se fosse uma brincadeira, brinque e se divirta com as crianças!!
Dica: use somente duas cores, de preferências core que lembrem o Natal. Três cores pode resultar numa cor cinzenta no final.
Etapa 3
Deixe secar bem o seu papel. Geralmente demora algumas horas para estar completamente seco. Corte o papel no tamanho previamente escolhido. Para um corte perfeito use uma régua e um estilete.
Agora, com uma canetinha preta tipo ponta fina para desenho, decore os marcadores com desenhos de Natal. Deixe as crianças criarem o que quiserem, peça para que elas façam desenhos que lembrem momentos e histórias do Natal. Exemplo: pinheiro de Natal, renas, estrelas, menino Jesus, Papai Noel, etc.
Com um furador, faça um furo na parte superior de cada marcador, e coloque uma fita bonita!
Pronto! Os marcadores estão prontos e você poderá, junto com as crianças, oferecer a quem desejar: professoras, tios e avós ou colocar junto com os presentes. Esta técnica também serve para fazer cartões de Natal, é só mudar o tamanho dos recortes. Ah, e você pode usar os marcadores de outro jeito: para enfeitar a árvore de Natal :-)
Porque eu acho legal fazermos atividades criativas com as crianças, especialmente nesta época? Estamos tão acostumados a somente comprar e oferecer, que eu acho bom mostrar às crianças que podemos oferecer tantas outras coisas, além de objetos comprados: um cartãozinho de Natal ou marcador de livro feito por você é um jeito de oferecer carinho e atenção a alguém especial.
Betânia Sensini - JuLe&Be Estúdio